Relatório do Inquérito sobre a Transição Política em Angola
Na sequência dos recentes acontecimentos pós-eleitorais em Moçambique e da identificação de padrões semelhantes no contexto político angolano, a Handeka, enquanto organização cívica comprometida com a consolidação da democracia e da paz social, decidiu realizar um estudo de opinião sobre a credibilidade do sistema eleitoral, a legitimidade das instituições governativas e as perceções da cidadania quanto a possíveis vias de resolução pacífica de eventuais impasses políticos.
Como membro do Movimento Cívico Mudei, a Handeka realizou oito sondagens de intenção de voto nos meses que antecederam o pleito de 2022, com a participação de mais de 100 inquiridores em 107 municípios do país.
Posteriormente, em parceria com o Mosaiko, o LAB e o P-DEIAM, foram conduzidos vários estudos de opinião, de âmbito nacional e regional, baseados em métodos estatísticos elementares, com nível de confiança de 95% e margens de erro entre 1% e 3,2%, dependendo da dimensão da base amostral.
O presente estudo tinha como meta inicial a recolha de 50 000 respostas, observando a proporcionalidade entre zonas rurais e urbanas e assegurando a paridade de género para fins comparativos. Embora essa meta não tenha sido plenamente atingida, foram recolhidos cerca de 40 000 inquéritos, dos quais aproximadamente 36 000 foram validados.
A decisão de encerrar a recolha neste ponto baseou-se em critérios de validade estatística posto que o aumento do número de respostas, a partir da amostra já recolhida, produziria um impacto marginal na redução da precisão – bem como em considerações de ordem logística e financeira, tendo em conta a complexidade operacional e os custos associados à cobertura nacional de um inquérito desta dimensão. A composição final da amostra e os procedimentos de estratificação adotados são apresentados nas páginas seguintes, juntamente com a descrição pormenorizada da metodologia aplicada
Para ler o Documento completo, clique no link para fazer o download:
Relatório do Inquérito sobre a Transição Política em Angola.